斯科拉裏在葡萄牙和荷蘭比賽的第二天就放出話來,葡萄牙足協將有可能向國際足聯請求消除德科在比賽中得到的第一張黃牌。
斯科拉裏表示:“國際足聯一直倡導公平競賽,在這個基礎上,葡萄牙足協可以嘗試解除德科所得的第一張黃牌。大家都看見了,那個球應該是我們的,但是荷蘭隊的海廷加在他們教練的唆使下繼續帶球,德科就是因為對方如此缺乏公平競賽精神才鏟了出去。”
鏈結:http://www.maismundial2006.iol.pt/noticia.php?id=700145&div_id=2714
原文:Scolari quer a despenalização do primeiro amarelo de Deco
[ 2006/06/26 | 12:38 ] Redacção MaisFutebol
Na manhã seguinte ao transbordar da alegria pela passagem aos quartos-de-final, Luiz Felipe Scolari voltou a abordar algumas das pol岢micas que envolveram o Portugal-Holanda. Sem contemplações, o seleccionador deixou no ar a possibilidade da FPF apresentar 岬 FIFA um pedido de despenalização para o primeiro amarelo a Deco. Scolari recordou o que se passou nesse lance e mostrou-se esperançado em relação 岬 receptividade do organismo que rege o futebol mundial.
«Tenho aqui comigo o c帙digo de conduta que a FIFA redigiu sobre o fair-play. Baseada neste documento, a FPF poderia fazer uma exposição na tentativa de anular o primeiro amarelo a Deco», começou por dizer o t岢cnico. «Como voc岢s viram, a bola era nossa e o jogador holand岢s (Heitinga), instigado pelo seu treinador, decidiu seguir o lance. O Deco reagiu daquela forma, devido a essa atitude de falta de fair-play», sublinhou Scolari.
«Tamb岢m cometemos alguns erros em termos disciplinares, mas se a FIFA pede que todas as selecções tenham fair play, 岢 imposs岥vel para n帙s aceitar. Se o Deco 岢 expulso, 岢 porque o atleta da Holanda não colocou a bola para fora, como deveria, instigado pelo seu t岢cnico.» Impar vel no discurso e dur岥ssimo com a postura da selecção holandesa, Scolari recusou que se tenha assistido a um jogo violento.
«Dizer que foi um jogo forte e violento, não, não aceito. Foi um encontro muito disputado entre duas equipas que queriam vencer», sublinhou, voltando depois ao ataque cerrado aos advers rios de ontem. «Fizemos teatro? O Van Basten esqueceu-se que o guarda-redes saiu da rea para provocar o Simão e que o Cristiano Ronaldo aos seis minutos j tinha levado duas faltas duras. Quem fez teatro? Se algu岢m não respeitou o fair-play, foram os holandeses.»
Numa conversa curta mas incisiva com os jornalistas, Scolari recordou que, «pela primeira vez», desde que 岢 seleccionador de Portugal, a equipa teve jogadores expulsos, sustentando assim a ideia de que a nossa selecção 岢 uma equipa disciplinada. «A mão do Costinha foi avaliada correctamente, como outras faltas, mas em muitos lances fomos mal penalizados», protestou. O t岢cnico brasileiro aproveitou ainda para agradecer o apoio que toda a equipa recebeu, a partir de determinada altura, dos adeptos alemães, em face da atitude de John Heitinga. Foi o regresso ao tema quente da manhã.
«Temos que agradecer ao povo alemão, porque a partir daquele momento todos os alemães que estavam no est dio começaram a torcer por n帙s. A FIFA deve pensar sobre o que se passou ontem e sobre essa jogada em particular.» No final, Scolari foi confrontado com os cabeçalhos da imprensa inglesa, que pede punição para «a cabeçada Figo» a Mark Van Bommel. «Penalizar o Figo? Nada, não acredito. E o Van der Sar, que pisou o Simão? Não me interessa o que dizem os ingleses. O jogador que lesionou o Cristiano e o guarda-redes 岢 que t岢m que ser penalizados. Ningu岢m nos vai conseguir desestabilizar.»
作者-中國傳媒大學葡萄牙語系王旋
責編:段曉冬